Com o passar dos anos a face vai sofrendo algumas transformações que são moduladas por exposição solar, tabagismo, poluição, alterações hormonais, maus hábitos alimentares, doenças, perda e mudança da posição da gordura facial, resultando em um aspecto mas cansado e envelhecido.
É importante cuidar-se desde cedo, mas nunca é tarde para começar!
As rugas dinâmicas, conhecidas como rugas de expressão, surgem em jovens; quando tratadas nessa época, retardam o aparecimento das rugas estáticas, aquelas causadas pelo envelhecimento natural da pele devido perda de colágeno e diminuição da regeneração celular.
Uma forma de retardar o aparecimento dessas rugas ou de suavizá-las é a aplicação de toxina botulínica do tipo A, conhecida como Botox. Esta substância causa relaxamento temporário dos músculos, resultando em aparência mais descansada, rejuvenescida e saudável. O efeito dura cerca de 4-5 meses após a aplicação.
O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo. Sua função é reter água para garantir hidratação e volume da pele, melhorando não só as rugas como também a hidratação da mesma.
Os preenchedores são usados para aumentar e/ou melhorar o contorno dos lábios, melhorando assim linhas conhecidas como código de barras, para suavizar olheiras, sulcos, como o bigode chinês, para aumentar o mento. Enfim, para melhorar o contorno facial, deixando-o mais harmônico e para dar volume às áreas modificadas pelo envelhecimento.
Os preenchedores são chamados de “facelifts líquidos”, pois oferecem muitos benefícios do lifting cirúrgico, com resultado imediato e rápido período de recuperação. Os efeitos aparecem logo após a aplicação e duram cerca de 12-24 meses, dependendo da área aplicada e tipo de preenchedor, sendo reabsorvidos paulatinamente pelo organismo.
Contra-indicações dos procedimentos: doenças auto-imunes em atividade, grávidas e lactantes, imunossuprimidos, inflamação ou infecção no local a ser tratado, alergia ao componente da fórmula.
“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”
Dra. Paloma Gama – Otorrinolaringologista Pós Graduada em Cirurgia Plástica da Face
CRM-SP 143505