Consulta Médica: como se preparar para uma consulta

Consulta Médica: como se preparar para uma consulta

consulta médica

Consulta Médica: O tempo de uma consulta médica é valioso e deve ser aproveitado ao máximo.

Antigamente, o perfil de uma consulta médica era mais coloquial, mais informal e era comum que a conversa entre o médico e o paciente se estendesse para além das questões médicas. Também era comum que os médicos perdessem a noção do horário e as consultas se estendessem além do programado, causando longas filas de espera. Hoje em dia, os médicos têm tentado manter um atendimento mais direto e objetivo para evitar grandes atrasos. É interessante que você se prepare para a sua consulta, para aproveitá-la ao máximo.

Primeiramente, escreva em um papel ou no celular os seus sintomas e suas dúvidas. É comum o paciente ligar para a clínica depois da consulta para tirar alguma dúvida que esqueceu de perguntar durante o atendimento. Escrever as dúvidas previamente evita que isso ocorra. Comece escrevendo o seu principal sintoma e há quanto tempo ele está ocorrendo e depois escreva o que mais achar importante relatar ao médico. Tente evitar diagnósticos prévios, tipo “sinusite atacada” ou “crise de labirintite”, prefira escrever o principal sintoma, como “dor de cabeça” ou “tonturas”. Depois, escreva as suas dúvidas sobre a sua doença.

Lembre-se de trazer todos os exames referentes ao problema que será avaliado. Ocorre com alguma frequência aquela história de “sai correndo de casa e esqueci a tomografia em cima da mesa”. Também prefira sempre trazer os exames impressos. Já recebi tomografia em CDs que não funcionaram ou exames de sangue que deveriam ser pegos online, mas o site do laboratório estava fora do ar na hora da consulta. Por outro lado, evite pedir para um médico especialista avaliar exames que não são da especialidade dele e que não têm relação com o problema em questão. É comum aquele famoso: “doutor, o senhor poderia dar uma olhadinha nesse meu exame que o outro médico pediu?” e ser, por exemplo, um exame ortopédico para um otorrino.

Uma questão delicada é o também famoso: “doutor, peça uns exames gerais para ver como eu estou”. O correto é você sempre passar com um cardiologista para fazer check-ups. Lembre-se que o exame físico cardiológico é importante para o check-up e pedir para outro médico adiantar o pedido dos exames de sangue pode fazer você perder tempo, já que na consulta de check-up o outro especialista pode pedir algum exame que não foi solicitado pelo primeiro médico. Você talvez tenha que tirar sangue duas vezes.

Pesquisar os seus sintomas na internet (o famoso “Dr. Google”) pode ajudar ou atrapalhar. Sempre procure saber quem é que está escrevendo aquilo que você está lendo. O Conselho Federal de Medicina exige que qualquer artigo escrito por um médico tenha seu nome e o número do seu CRM escritos no final do texto ou como responsável técnico pelo site. Ou seja, quando não houver a indicação de qual médico escreveu o texto, cuidado, você pode estar lendo um texto escrito por um leigo no assunto. O mesmo deve valer para outros profissionais da saúde, como fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Cuidado principalmente se você está pesquisando temas polêmicos, como vacinação infantil, dietas para emagrecimento, tratamentos anti-envelhecimento, gestação e parto, uso de drogas ilícitas e medicações ainda não reconhecidas no mercado. Existem muitos textos tendenciosos na internet sobre esses temas. Uma dica é, em caso de dúvidas, procurar respostas nos sites das sociedades brasileiras médicas daquela especialidade, pois a maioria tem uma seção de informações para o público geral.

Em resumo, tire um tempinho antes da consulta para escrever sobre seu caso e suas dúvidas, separe os exames, imprima o que for necessário e cuidado com a internet. Boa consulta!

Em caso de dúvida, consulte um especialista.

“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”

Dr. Henrique Gobbo
CRM – 117688 SP