Calos Vocais você sabe o que são?

Calos Vocais você sabe o que são?

Os calos vocais, chamados pelos médicos de nódulos vocais, são pequenos espessamentos das cordas vocais que ocorrem quando há um mal-uso da voz. Ocorrem na população geral, mas com maior incidência em crianças e mulheres. As cordas vocais são duas pequenas pregas musculares e mucosas que estão abertas quando a pessoa respira e se fecham e vibram quando a pessoa fala. O correto movimento das pregas é o fechamento completo com o toque das duas em toda a sua superfície. Quando o fechamento é incompleto, há um toque maior das duas cordas em uma região específica, o que causa um maior atrito nesta região. O atrito pode causar espessamento das cordas vocais nessa região, levando ao aparecimento dos nódulos/calos vocais.

cordas vocais

O fechamento incompleto das cordas vocais (principal causa dos calos) ocorre quando a pessoa força demais a voz, fala muito alto, grita muito ou usa a voz por longos períodos de tempo. A fonação acontece pela ação de músculos e o cansaço muscular após o esforço intenso ou repetido faz com que as pessoas usem esses músculos de forma errada.
Temos notado um aumento da queixa de nódulos vocais em nosso consultório, é possível que as pessoas estejam realmente forçando mais a voz em vista de um mundo cada vez mais barulhento, mas também é possível que esse aumento se deva à uma maior consciência das pessoas em relação a saúde de suas cordas vocais.
Todo profissional da voz deve fazer exames vocais regulares, principalmente professores, cantores, atores, radialistas, vendedores, operadores de telemarketing e telefonistas. Os exames são simples, rápidos e o resultado geralmente sai na hora.
Além dos exames de rotina, esse profissionais devem ter cuidado com a voz. Manter a garganta sempre hidratada, evitar pigarrear, não tomar nada gelado, se possível aquecer a voz antes da atividade profissional e fazer acompanhamento com fonoterapeuta. Como já disse, a voz ocorre pela ação de músculos. Um esportista deve cuidar de seus músculos fazendo fisioterapia. Um profissional da voz deve cuidar de seus músculos vocais fazendo fonoterapia.
Existem outras causas de rouquidão além dos calos vocais, como pólipos, cistos, refluxo gástrico, paralisia de pregas vocais, papilomas e até alguns tumores. Todos os pacientes com rouquidão devem ser avaliados por um especialista e fazer exame de cordas vocais.
O tratamento dos calos vocais é feito sempre com fonoterapia, que na maioria dos casos resolve o problema. Dependendo da gravidade do caso, é necessário fazer uma cirurgia para retirada dos calos.

Em caso de dúvida, consulte um especialista.

“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”

Dr. Henrique Gobbo

CRM – 117688 SP