Sarampo, devo me vacinar?

Sarampo, devo me vacinar?

sarampo

Sarampo: Temos observado preocupação de alguns pacientes em relação ao Sarampo. O aumento recente de casos diagnosticados leva muitos a se questionarem se deveriam revacinar a sua família.
Bem, vamos entender o que é o sarampo e qual a orientação a seu respeito.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus. O vírus é transmitido por meio de secreções, principalmente cotículas de saliva. Ou seja, espirro, tosse, beijo, mãos sujas de saliva, qualquer contato com cotículas de saliva de outra pessoa pode ser contaminante. Essa doença tem um período de incubação longo, de mais de uma semana e pode começar a ser transmissível antes mesmo dos principais sintomas aparecerem.

Os principais sintomas da doença são: mal estar geral, febre, dores pelo corpo, tosse, obstrução nasal, coriza, olhos irritados e finalmente o característico aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. Essas manchas normalmente aparecem inicialmente na face do paciente e depois se espalham pelo corpo. Nem sempre todos os sintomas estarão presentes, vai depender da imunidade de cada indivíduo.

Uma vez suspeitando de ter contraído a doença, obviamente você deve procurar imediatamente um médico. A grande maioria dos casos de sarampo evoluem bem, mas outros podem ser muito graves, principalmente em crianças. Não faça uso de nenhuma medicação sem antes consultar um médico.

O diagnóstico do sarampo é, na maioria das vezes, clínico. Ou seja, pela história do paciente, pelos sintomas e por meio do exame físico, na maioria das vezes, é possível ter uma forte suspeita da doença. Existem exames de sangue para diagnóstico do sarampo (sorologia para o vírus Morbillivirus), mas podem ser inconclusivos nos primeiros dias de contágio e ao aparecimento dos primeiros sintomas. Esse exame será mais assertivo depois de alguns dias de doença instalada.

O Sarampo não tem tratamento específico. Não tem um remédio específico para matar o Morbillivirus. Quase sempre, o próprio organismo do paciente combate a infecção e o paciente apresenta melhora do quadro em 4 a 7 dias. O médico pode receitar algumas medicações de suporte, hidratação, repouso, etc, além de principalmente acompanhar a evolução do caso. Existem alguns casos que não evoluem bem e apresentam complicações, como otites persistentes, pneumonia e até encefalites, que podem ser graves.

O sarampo não tem tratamento, mas tem prevenção!

Então vamos lá, vacina do Sarampo:

Crianças:
– 6 meses a 1 ano – 1 dose (chamada de dose zero)
– 1 ano completo – 1 dose (chamada primeira dose)
– 1 anos e 3 meses – 1 dose (chamada dose de reforço, a última dose para a vida toda)

Adultos:
– Até 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se complementar com mais uma dose de reforço.
– Se você tem carteirinha de vacinação comprovando que você já tomou duas doses, então você não precisa vacinar novamente
– Se você não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão de vacinação ou não tem certeza/não se lembra:

Até 29 anos: Tome duas doses da vacina

30 a 49 anos: Tome uma dose da vacina

Acima de 49 anos: É controverso. Acredita-se que a maioria das pessoas acima de 50 anos já foi exposta em algum momento ao vírus e por isso deve ter imunidade contra ele. Nesta faixa etária, a vacinação estará indicada em casos especiais, como quando há contato íntimo com algum doente, a critério do médico que acompanha o caso.

Obs: Mulheres grávidas não devem tomar a vacina durante a gravidez. Pacientes imunocomprometidos (com doenças de afetam a imunidade) também não devem ser vacinados.

A vacina é segura e eficaz, com mais de 90% de chance de imunizar o paciente. Existe alergia à vacina, mais é muito rara.

Siga as recomendações e qualquer dúvida procure um médico. Cuidado com Fake News e lembre-se: Prevenção é o melhor tratamento.

“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”

Dr. Henrique Gobbo
CRM – 117688 SP