Perfuração do Tímpano: causas e tratamentos

Perfuração do Tímpano: causas e tratamentos

perfuração do tímpano

Perfuração do tímpano: O tímpano é uma membrana muito fina que fica no final do conduto auditivo, serve para fazer a audição e também para proteger a parte de dentro do ouvido contra bactérias.
Ela separa o que se chama de “orelha externa” (pavilhão auditivo e conduto auditivo) da “orelha média” (cavidade onde ficam os ossículos martelo, bigorna e estribo).
A audição normalmente é feita pela vibração do tímpano pelo som. Essa vibração passa pelos ossículos até chegar na cóclea, o pequeno caracol responsável pela transformação da audição em energia elétrica para o nervo auditivo. Quando o tímpano está furado surge, na maioria das vezes, uma surdez. Essa surdez pode ser de leve à moderada e, em alguns casos, severa (se tiver alguma lesão dos ossículos também).
Normalmente, na parte de fora da orelha (orelha externa) existem bactérias e na parte de dentro (orelha média) não. Como é o tímpano que separa essas duas regiões, ele tem a função de proteção contra a entrada de bactérias. Sendo assim, quando o tímpano está perfurado, o paciente deve ter muito cuidado, pois qualquer coisa que entre no ouvido (principalmente a água, mesmo que limpa) vai carregar as bactérias da parte de fora para a parte de dentro e causar infecção (otite).
As causas mais comuns da perfuração do tímpano são as infecções de ouvido, uso de cotonetes ou outros materiais para coçar ou limpar os ouvidos, traumas locais (acidentes, agressões) e pós- cirurgias de ouvido. Menos comumente podem ocorrer em mergulhos livres ou autônomos (quando o paciente não foi bem preparado para a atividade ou mergulhos em um episódio de gripe, sinusite ou otite) ou em vôos (nessas mesmas condições).

perfuração dos tímpano
Perfurações timpânicas pequenas tem uma grande possibilidade de fecharem sozinhas. Devemos esperar um período de 2 a 6 meses antes de uma cirurgia. Neste período, o paciente não pode molhar os ouvidos para não ter infecções.
Quando o tímpano não fecha sozinho, uma cirurgia bastante simples, chamada timpanoplastia, tem grande chance de resolver o problema.

“As informações aqui colocadas são de caráter informativo. Cada paciente possui suas particularidades e deve ser avaliado e tratado de forma individualizada. Se você tem algum problema de saúde, procure um médico especialista.”

Dr. Henrique Gobbo

CRM – 117688 SP